Full Moon Party – Como chegar?

Tenho certeza de que você já ouviu falar sobre a Full Moon Party. É uma das festas mais famosas e insanas do mundo! E agora eu vou contar quando, onde e como ela acontece!

DCIM100GOPROGOPR0054.JPG
Sinta o clima da festa!

Se você está planejando uma viagem para a Tailândia, dê uma olhada neste site: Calendário da FMP. Nesta página você vai encontrar várias informações sobre a Festa da Lua Cheia, ou Full Moon Party (FMP), principalmente as suas datas. Este é o QUANDO.

A FMP acontece uma vez por mês na praia de Haad Rin, que fica na ilha de Koh Pangnan, na Tailândia. Esta ilha fica a cerca de 470 km (em linha reta) ao sul da capital Bangkok, no Golfo da Tailândia. E este é o ONDE.

Screen Shot 2017-03-25 at 17.07.02
Localização de Koh Phangan

Como chegar?

Há várias maneiras de se chegar a Koh Phangan. Na verdade, você não precisa, necessariamente, ficar em Phangan para ir à festa. É comum que os viajantes fiquem em Koh Samui ou Koh Tao e de lá irem para a festa. É que a estadia em Phangan costuma ser mais cara durante o período da festa, e geralmente os hotéis e albergues só disponibilizam um pacote de alguns dias.

De Bangkok para Phangan:

Há, basicamente, 3 maneiras de se chegar em Phangan. Elas estão listadas abaixo:

  • De ônibus:

Várias agências vendem um pacote de ônibus + ferry que te levam de Bangkok para a ilha de Phangan. O valor médio praticado é de 650 THB. A viagem dura a noite inteira e não é das mais confortáveis, além do fato de que a pontualidade não é uma característica muito forte dos tailandeses. Mas é o jeito mais barato de se chegar lá.

Existe ainda um ônibus de uma empresa do governo, que por 1000 THB te leva para laá com um pouco mais de conforto. Este ônibus sai de Bangkok às 19:30 e chega em Phangan às 11:30 do dia seguinte (segundo o site kohphanganthailand.com).

  • De trem:

Outra opção é ir de trem, que faz a viagem até Surat Thani em cerca de 08:30 hs e possui mais horários disponíveis (você pode checar os horários aqui). Ao chegar na estação em Surat Thani você terá de ir de ônibus ou van até o píer onde pegará o ferry para Phangan. O trajeto dura cerca de uma hora. Na estação há muitas agências que vendem tanto a passagem do ônibus quanto uma passagem combinada ônibus + ferry, sendo esta a melhor opção).

  • De avião:

O aeroporto mais próximo é o de Koh Samui. A Bangkok Airlines tem voos todos os dias pra lá, e uma vez em Samui você pode ir de ferry para Phangan ou ficar em Samui mesmo, deixando pra ir para Phangan somente na festa.

Uma opção mais barata é ir de avião para o aeroporto de Surat Thani e então pegar um combo ônibus + ferry até Samui ou Phangan (depende de onde você irá ficar). Eu fui assim, mas tenha em mente que pra ir de Surat Thani até Samui serão necessárias mais 3 horas no mínimo (1 para o ônibus e 2 para o ferry) e cerca de 600 THB. Se for direto para Phangan, serão 4 horas a mais (1 + 3) e 700 THB.

Ficar em Samui ou Phangan?

A decisão é sua. Eu e meus amigos ficamos em Samui por ter uma estrutura maior, e na noite da festa pagamos 800 THB num speedboat, ida e volta, para Phangan. Na chegada na ilha pagamos mais 100 THB por uma pulseira que disseram que era obrigatória para a festa. Depois descobrimos que não é, mas pelo menos ficou de recordação!

Minha opinião é que a passagem do barco foi bem salgada, mas o motivo principal que me fez desistir de ficar em Phangan foi o relato de alguns viajantes que tiveram seus pertences subtraídos na noite da festa. Infelizmente algumas pessoas se aproveitam do clima festivo para praticar furtos. Além disso, Samui possui uma estrutura muito melhor do que Phangan.

A Festa

Agora vamos falar da festa em si. É uma loucura, tanto que a apelidei de Festa Louca da Vida! Gente de todos os cantos do mundo, na mesma praia, curtindo uma vibe louca com muita música e baldinhos de bebidas na mão. Isso mesmo, por cerca de 350 THB (o preço é sempre negociável quando falamos de Tailândia) você recebe um baldinho com gelo, vodka ou uísque (nem sempre de qualidade confiável) e mais alguma coisa: energético, suco ou refrigerante.

IMG_8201
O famoso BUCKET!

A festa acontece na praia mesmo, as pessoas ficam dançando em frente ao bares (chamados de Arenas) que está tocando o que mais gostam: eletrônico, reggaeton, sertanejo (isso mesmo!) ou trance mais pesado.

IMG_8123
Uma das Arenas onde tudo acontece

Junte a tudo isso o fato de que as pessoas se pintam (ou pagam a algum local para fazer isso) com tintas fosforecentes e ficam ali curtindo a música e celebrando a lua cheia até o amanhecer ou enquanto tiverem disposição.

IMG_8149
Pintura que brilha!

Também rolam várias brincadeiras com cordas e aros em chamas. Cuidado para não se queimar rsrsrs!

IMG_8119
Cordas em chamas fazem a alegria da galera.

Conclusão

A FMP é uma coisa pra ser vista, mas acho que uma vez só na vida já basta. Tem muita coisa legal pra conhecer pelo mundo afora. Maaaaas… se eu estiver de bobeira pela Tailândia na época da festa, acho que iria de novo…

Ah! Li por ai relatos de pessoas dizendo pra não levar nada de valor que com certeza iria estragar ou perder. Não é essa doideira toda não. É só tomar o cuidado de sempre com seus pertences.

IMG_8110
Turma animada!

Sites úteis

Informações sobra a FMP

Informações sobre Phangan

Ferry para Phangan

Thailand Railroad

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s