Koh Samui – Como chegar?

Koh Samui é a maior ilha do arquipélago do Golfo da Tailândia. Em si, a ilha não tem as melhores praias da região, mas é a que tem melhor estrutura, que inclui um aeroporto. Ir de avião direto para Samui é a escolha mais fácil (somente a Bangkok Airlines opera por lá), mas também era a mais cara quando eu pesquisei. Analisando algumas outras opções, concluí que o melhor custo-benefício seria ir de avião ate Surat Thani, e de la pegar um transfer (ônibus) para o pier de Donsak, de onde tomaríamos um ferry para Nathon, já em Samui, e de lá uma van para nosso hotel. Cansou só de ler? Pois é… se quiser uma viagem low cost pela Ásia, prepare-se para gastar bastante tempo com transportes.

Samuis

Saímos bem cedo de Bangkok, de táxi mesmo ate o aeroporto Suvarnabhumi, de onde pegamos o voo para Surat Thani (Thai Airways, aproximadamente R$ 180,00). Assim que chegamos ao aeroporto, compramos o transporte ate Samui: um combo ônibus + ferry que custou 500 baht por pessoa. Eu imaginava que o trajeto de ônibus seria rápido, mas na realidade ele levou quase 3 horas! O ônibus não era dos mais confortáveis, mas chegamos vivos ao pier. Lá chegando, fizemos o checkin das nossas bagagens e fomos aguardar na fila para o ferry, que só partiria duas horas depois.

A viagem de ferry demorou cerca de 2 horas, e foi bem tranquila graças ao estado do mar, calmo. Ao chegar em Samui, no píer de Nathon, fechamos uma van para nos deixar no hostel (estávamos em 10 pessoas, e fechamos a van por 1000 baht). Neste píer existem varias vans prestando esse serviço, alem de táxis. Se você não estiver num grupo grande o suficiente para fechar uma van, você pode perguntar por uma que vá para a mesma direção que seu hostel e ir com outras pessoas, pois eles fazem a distribuição pelos hostels/hotéis a medida que passam por eles.

Samui tem duas áreas mais “badaladas”: Chaweng, onde ficam a maioria dos hotéis e opções de lazer, e Bo Phut, mais tranquila. Nós ficamos em uma área chamada Bang Rak, que parecia meio longe de tudo que acontecia na ilha, e por isso nossos deslocamentos eram feitos todos por tuk tuk ou táxi. De uma próxima vez, eu optaria por ficar logo em uma área com mais estrutura próxima.

JÁ FEZ O SEU SEGURO VIAGEM COM DESCONTO? CLICA AQUI

Assim que chegamos ao nosso hostel tratamos de providenciar as passagens de barco para Koh Phangan, pois aquela noite acontecerias a famosa Full Moon Party. A festa é super famosa e vale a pena (veja mais sobre a FMP aqui). Nosso hostel era o Samui Backpacker Hotel, ficamos em quartos triplos. Os quartos eram novos, mas a roupa de cama estava cheirando a mofo. Pedimos pra trocar e fomos prontamente atendidos. Havia uma piscina na foto, mas quando fomos ela estava em reforma e infelizmente não pudemos usar.

No dia depois da festa estávamos acabados! Choveu muito o dia todo, e como já havia previsto um dia off pra curar a ressaca, isso não importou muito.

À noite fomos para Chaweng, onde há bastante agito durante a noite. Jantamos no Ark Bar, e depois ficamos curtindo o show pirotécnico e as músicas que rolavam por lá.

O terceiro dia amanheceu nublado, e marcamos um tour pela ilha. O tour dura cerca de 4 horas, e inclui um guia. Como estávamos em um grupo de 6 pessoas, fechamos um passeio só pra nós, no valor de 8.000 baht (valor total). Nosso guia era o máximo! Além de simpático, conhecia tudo e foi super prestativo. O passeio inclui Wat Plai Laem (templo Budista), o Big Buddah, o Viewpoint, as pedras do Pai e da Mãe, um outro templo onde tem um monge mumificado, cachoeira Namuang e uma parada pra compras em Na Thon, onde ficamos até o por do sol, que foi maravilhoso.

Durante essa tarde fez MUITO SOL, e o dia estava escaldante. Tomamos muito sorvete de côco, que é vendido em vários locais e é maravilhoso! Ficamos animados com o tempo firme e marcamos o passeio pra Koh Tao para o dia seguinte, esperando que o clima continuasse igual.

À noite voltamos em Chaweng e fomos curtir uma baladinha no Mango. Havia muita gente e o clima estava bem animado, mas acabamos não ficando muito tempo por lá, para descansar para o dia seguinte.

No quarto dia, acordamos às 06:00 para tomar café e esperar o transporte para o píer e o tão aguardado passeio para Koh Tao e Ang Thong. Mas o dia amanheceu muito chuvoso e às 07:30 fomos comunicados que o passeio havia sido cancelado por más condições de mar. Apesar de sermos reembolsados (havíamos pagado 2.000 baht cada), ficamos muito tristes por não termos tido a chance de ir naquele paraíso, mas sem segurança realmente não era indicado. Decidimos, então, dar uma volta pela cidade, passear num shopping e tomar umas cervejas. Não resistimos quando vimos um estúdio de tatuagem do outro lado a rua e fomos deixar nossa viagem marcada pra sempre.

A noite fomos no Mango (Chaweng), tomamos bucket e até no palco dançamos!

Depois da experiência com a ida, decidimos pegar um voo da Bangkok Airlines. Apesar de um pouco mais caro, economizamos bastante tempo e tivemos o prazer de conhecer o aeroporto fofo de Koh Samui.

Conclusão:

  • Samui é linda e vale a pena conhecer. Pode servir de base para os passeios nas ilhas próximas também, pois conta com aeroporto. Mas se eu fosse novamente me hospedaria uns dias em Koh Tao;
  • Alguns amigos também alugaram motos e passearam pela ilha. É uma boa ideia também, só tenha atenção no trânsito;
  • As opções de restaurantes são boas e as de entretenimento também. Porém, nada se compara à Phi Phi =);
  • Infelizmente não consegui ir a Koh Tao e Koh Nang Yuang, então não posso dar minha opinião. Mas pelas fotos que vi de outras pessoas, vale muito a pena visitar lá!

Próxima parada: Krabi. E Sol! Muito sol!

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s