GoPro: guia para iniciantes

Atendendo ao pedido de várias pessoas, vou escrever alguns posts sobre as minhas fotos e compartilhar um pouco da minha experiência com a GoPro. Espero que as dicas ajudem a vocês, e em caso de dúvida podem perguntar nos comentários!

Antes de usarmos a câmera, precisamos saber um pouco a respeito dela. Segue, então, um guia simples para você que está iniciando no uso da GoPro.

O que é e para que serve?

A GoPro é uma “action cam” ou “câmera de ação”. Isto significa que ela foi concebida pra tirar fotos de atividades esportivas, ao ar livre e com muito movimento. É importante saber disso para tirar o maior proveito da sua câmera.

DCIM145GOPRO

Com sua popularização, a GoPro começou a ser usada pra tirar fotos de praticamente qualquer coisa, e a melhor amiga dos viajantes, por alguns motivos tais como: tamanho reduzido e grande ângulo de captura, que possibilita mostrar na foto grande parte do cenário em volta. Além disso, a distorção natural causada pela lente “olho de peixe” da câmera cria um efeito interessante que parece que as fotos foram tiradas em outra dimensão, o que tem se tornado bastante popular entre iggers e bloggers.

G0033814.jpg

Isso, aliado à grande diversidade de acessórios disponíveis no mercado, torna a GoPro num sonho de consumo para 10 entre 10 viajantes. E para que você tire o maior proveito da sua, dediquei-me a escrever alguns posts compartilhando algumas dicas e truques que eu uso em minhas fotos. Lembrando sempre que não sou dono da verdade e nem tampouco sei tudo, apenas espero que a minha experiência ajude aos novos usuários das câmeras queridinhas.

Vantagens:

Como já mencionei, as principais vantagens da GoPro são as seguintes:

  • Tamanho reduzido: a câmera é pequena e leve, o que possibilita carregá-la para qualquer canto em qualquer bolsa sem dificuldade (falaremos sobre os acessórios depois);

Processed with VSCO with hb1 preset

  • Foco: no modo automático, a GoPro vai focalizar praticamente todo o cenário, ou seja, tirar uma foto fora de foco com a GoPro é uma missão quase impossível;
  • Ângulo da lente: a lente é uma grande angular de 170º. Isto permite que você capture grandes cenários a uma curta distância. Por isto a câmera é tão boa para “selfies”, usando o famoso “pau de selfie” ou mesmo segurando na própria mão;

G0350995.jpg

  • Disponibilidade de acessórios: há uma quantidade infinita de acessórios disponível no mercado, rendendo muitas possibilidades para seu uso;
  • Vários modos de foto e filmagem que possibilitam o seu uso em diversas situações e atividades;
  • Fotos embaixo d’água: a GoPro 5 já é estanque por si só, enquanto os modelos anteriores possuem uma caixa estanque que possibilita tirar fotos embaixo d’água.

DCIM134GOPRO

Desvantagens:

  1. Alguns modelos não possuem visor, o que requer uma certa habilidade para tirar as fotos ou então conectar um celular para visualizar o que a câmera está “vendo”;
  2. Na minha opinião, a duração da bateria é pequena. Mas isto se resolve levando baterias extras (veja mais em Acessórios);
  3. Não há possibilidade de zoom, e fotos distantes não ficam muito detalhadas. A câmera foi feita pra tirar fotos “de perto”;
  4. Eu acho (opinião pessoal) o preço um pouco alto, se comparado a outras câmeras. Os acessórios originais também não são muito baratos. Mas considere um investimento, ok?

Acessórios:

O que dá vida à GoPro são os seus acessórios. Bastões flutuantes, flutuadores, adesivos, tripés, domes, baterias ex etc. permitem que a câmera seja usada em capacetes, guidões, bonés, na água, no pulso e praticamente em toda superfície e lugar.

Os acessórios originais costumam ser caros, mas há no mercado vários genéricos que podem desempenhar muito bem a sua função.

Funcionamento básico

Os modos disponíveis variam de acordo com o modelo da câmera, mas os básicos são os modos a seguir:

Modo Foto

IMG_3690.JPG

É o mais básico. Permite tirar uma foto por clique, e também permite ajustes manuais mais completos do Protune (que é o ajuste manual da câmera, que apresenta uma grande quantidade de opções).  A nitidez da foto neste modo também é bem maior.

Modo Burst

Processed with VSCO with hb1 preset

Este modo permite tirar uma quantidade grande de fotos (30 fotos) num curto período de tempo (1, 2, 3 ou 6 segundos), com apenas um clique. Por exemplo, o modo 30/1 tira 30 fotos em 1 segundo. É muito usado quando se quer captar um movimento muito rápido, como um salto ou manobra mais veloz, ou então para fazer as famosas montagem em sequência.

IMG_2217.jpg

Modo Time-Lapse

Processed with VSCO with hb1 presetEste modo permite que a câmera tire fotos a intervalos regulares entre o dois cliques. Ou seja, se você optar para o modo 0,5 segundos, ao clicar no botão de disparo a câmera irá tirar uma foto a cada 0,5 segundo até que você clique novamente pra ela parar. Particularmente, este é o modo que eu mais utilizo. Ele gera uma grande quantidade de fotos, mas não se engane: costumo tirar umas 300 fotos para ter 2 ou 3 muito boas. Este modo é particularmente utilizado quando eu estou sozinho e tiro fotos longe da câmera: eu clico pra ela começar os disparos, caminho (ou nado, ou pulo rs) até o ponto desejado e depois volto para finalizar os disparos.

Modo Vídeo

Processed with VSCO with hb1 preset

Parece óbvio, e é mesmo. Este modo permite que você grave vídeos. A resolução, a quantidade de quadros por segundo e o tamanho do vídeo disponíveis dependerão do modelo de câmera utilizado.

Controlando a GoPro pelo celular

FullSizeRender.jpg

Uma das grandes sacadas da GoPro é o controle da câmera pelo celular. Isto te dá a chance de configurá-la mais fácil e rapidamente, além de visualizar o que a câmera vai capturar e controlá-la à distância. Essa conexão é feita usando wireless, bluetooth ou ambos, o que varia de acordo com o modelo da câmera.

Para isto, é necessário baixar um aplicativo para o seu celular. Esse app se chamava “Connect”, mas na última atualização mudaram o nome para “GoPro”. Mais lógico, né?

A conexão é simples (irei detalhar em outro post), e depois de realizada, basta controlar sua câmera e exercer comandos, escolhendo entre os modos de captura e disparando. Além disso, o aplicativo possibilita o download das fotos diretamente para o celular, em vez de baixar os arquivos utilizando um cabo de transferência ou inserindo o cartão de memória (mini SD card) no computador.

Mas e o controle remoto?

O controle remoto deixou de ser vendido juntamente com a GoPro 5. Eu ainda tenho o meu da 3 mas confesso que nunca usei. Mas alguns amigos utilizaram e dizem ser muito útil. Imagino que para ativar um “burst” à distância quando tiver água em volta e não quiser arriscar molhar o celular.

Atualização

É muito importante manter sua câmera sempre atualizada, para evitar  bugs e ter sempre o melhor desempenho para seu equipamento.

img_3695.png

Veja também o post com dicas de fotos com a GoPro: 5 dicas de fotos com GoPro em viagem

Gostou das dicas? Ainda tem alguma dúvida? Compartilhe com a gente nos comentários.

11 comentários Adicione o seu

  1. Ana flavia disse:

    Excelente publicação! Facilitou o entendimento das funções da Go Pro! Parabéns

    Curtido por 1 pessoa

    1. Calebe Sangi disse:

      Obrigado, Ana! Fico feliz em ter ajudado!

      Curtir

    1. Calebe Sangi disse:

      Obrigado, Karla! Fico feliz em ter ajudado!

      Curtir

  2. André Hinode disse:

    As Gopro são boas pela versatilidade de poder carrega para onde e quando quiser sem ter que levar câmeras grandes e pesadas, e a qualidade dela é muito boa com videos e fotos em full HD.

    Curtir

    1. Calebe Sangi disse:

      Realmente, André. A Gopro é muito versátil!

      Curtir

  3. Aline disse:

    Qual gopro você indicaria pra quem é novato?😁

    Curtir

    1. Calebe Sangi disse:

      Oi Aline! A partir da 5 ela já é estanque sem a caixa plástica! Daí pra cima compre a melhor que puder. Até uma usada de boa procedência vale a pena!

      Curtir

  4. Parabéns pelo guia… qual bastão vc indica para usar para fotos dentro e/ou fora d’agua? valeu!

    Curtir

    1. Calebe Sangi disse:

      Oi Alex! Obrigado!
      Quanto ao bastão o 3-way da Gopro é bem versátil, e você pode optar pelo original ou um similar, que sai mais em conta. Só atente para limpar bem depois de usar na água salgada pra evitar corrosão.

      Curtir

Deixe um comentário