Lençóis Maranhenses – Como chegar?

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses localiza-se no litoral leste do estado do Maranhão e possui 155 mil hectares de área. São a única formação do tipo no mundo, e com certeza merecem uma visita. O Parque também faz parte da Rota das Emoções, roteiro turístico que inclui Jericoacoara (CE) e o Delta do Parnaiba (PI).

O acesso ao parque se dá principalmente por Santo Amaro e Barreirinhas, sendo esta última mais conhecida por possuir maior infraestrutura. Barreirinhas fica a cerca de 250km da capital, São Luís. O acesso se dá pela BR-402. A estrada é boa no geral, apesar de mal sinalizada, e a viagem dura cerca de 03:30 horas.
Além da possibilidade de alugar um veículo, pode-se chegar em Barreirinhas utilizando vans ou ônibus que saem do aeroporto. Há ainda a opção de seguir de ônibus rodoviário convencional. Há, ainda, algumas cooperativas de táxi que fazem o transporte no estilo pool, ou seja, fecham um carro com 4 passageiros.

Os valores desses transportes giram na faixa dos 70 reais por pessoa.

Uma boa ideia é verificar junto à sua hospedagem a melhor maneira de ir. Normalmente o staff tem contatos que podem ser muito úteis. Ao final do post deixarei uns contatos que podem ser úteis.

As opções de hospedagem são várias, para agradar a todos os gostos e bolsos. Da última vez fiquei no Hostel Lá Em Casa, da família do Júnior, um lugar muito aconchegante e bonitinho, além do Júnior e sua família serem extremamente atenciosos. O contato dele vai no final do post também.

Eu já fui 4 vezes aos Lençóis, e posso afirmar que a beleza deles encanta cada vez de uma maneira diferente. A melhor época para visitação é entre abril e setembro. No Maranhão chove de janeiro a junho, geralmente, então nos meses citados as lagoas estarão mais cheias.

DCIM121GOPROG0295847.JPG
Dando uma refrescada
Uma vez chegando em Barreirinhas (todos os passeios que fiz foi por lá) você pode realizar várias atividades. Elas podem ser agendadas junto à sua hospedagem ou, se preferir, pode dar uma voltinha na Beira Rio e no centrinho para pechinchar em uma das várias agências que existem por ali.

Lagoa Azul

O passeio da Lagoa Azul dura cerca de 4 horas no total, sendo o trajeto cerca de 40 minutos. O passeio é realizado por veículos 4×4 autorizados pelo ICMBio. Verifique sempre se o carro tem o adesivo correspondente.

IMG_7075

O passeio se inicia às 08:00 da manhã ou às 14:00 horas. Você pode esperar na agência ou no local onde estiver hospedado: eles buscam e depois te deixam lá, na volta. Antes de sair da cidade os carros param num mercado. É importante levar algum lanche e água, uma vez que nos Lençóis não há estrutura alguma.

G0241973.jpg

Parte do trajeto é realizado por uma balsa que leva 4 veículos por vez, juntamente com seus passageiros. A balsa atravessa o Rio Preguiças. Os veículos entram primeiro, depois as pessoas, que seguem fora deles. Cuidado ao embarcar na balsa, de preferência tire os chinelos para evitar que os perca no rio, e muito cuidado para não escorregar na rampa.


Depois da balsa, a caminhonete percorre cerca de 15 km de dunas até chegar no ponto de parada, de onde só se pode seguir caminhando. E caminhando você vai se deparar com paisagens como estas:


Agora os segredos:

  • As areias são frias;
  • As águas são doce e de temperatura agradável (se originam das chuvas);
  • O vento é constante;
  • O pôr-do-sol é perfeito (não deixe seu guia te apressar para ir embora antes deste espetáculo!).

DCIM146GOPRO
Pôr-do-sol
Na volta, enquanto espera a balsa, aproveite para comprar artesanatos locais, geleias de vários sabores da região (pimenta, açaí, bacuri e cupuaçu) e experimentar uma deliciosa tapioca feita na hora, com um cafezinho.

O preço do passeio varia entre 50 a 70 reais, dependendo da época e da empresa.

Lagoa Bonita

O passeio da Lagoa Bonita é bem parecido com o da Lagoa Azul. O que muda é o trajeto, que demora um pouco mais, e o aspecto das dunas: na Lagoa Azul há vegetação entre as lagoas.

G0125704.jpg

Na Lagoa Bonita a vegetação vai somente até a primeira duna (se prepare pois é alta e íngreme, mas a subida vale a pena) e depois é só areia e água. Difícil dizer qual é o melhor passeio. Na dúvida faça os dois!

O preço é o mesmo da Lagoa Azul: 50 a 70 reais.

Rio Preguiças

O passeio do Rio Preguiças dura o dia todo. Começa às 08:00 hs, vai descendo o Rio, parando para contemplar as margens e também em Vassouras e Caburé, para banho e alimentação. Em Vassouras há dunas que também vale a pena visitar.


Em Caburé há vários restaurantes com comida deliciosa, e já que fica perto da foz do Rio, é possível também curtir a praia. Depois do almoço aproveite pra relaxar em uma das redes.


O passeio também inclui uma parada no Farol Preguiças, que pode ser visitado (a visitação é de 09:00 às 11:30 e de 14:00 às 16:30) gratuitamente. De lá de cima se tem uma visão bem legal da região.


Depois o barco leva até Atins, que é o ponto da travessia a pé (explicarei logo a seguir). Para quem não segue a pé, o barco volta pra Barreirinhas e deixa no ponto escolhido. O Hostel Lá Em Casa tem um acesso direto ao rio 🙂

O passeio de barco custa entre 60-80 reais.

Sobrevoo

O sobrevoo é a única forma de visualizar a grandiosidade dos Lençóis. Eu e a Karlinha (@karlagordilho) fizemos com a empresa AVA (@voeava). Nosso piloto foi o Sr. João Batista, que tem mais de 18.000 horas de voo!! Ele foi super simpático e atencioso conosco.

img_5635
O voo dura cerca de 30 minutos.


O valor do sobrevoo é 350-400 reais, por pessoa.

Travessia

Além destes passeios acima, é possível realizar a travessia entre Atins e Santo Amaro. A travessia é feita em grupos pequenos (até 6 pessoas) e com um guia. Infelizmente eu não pude fazer, mas a Karla seguiu a pé e em breve ela vai contar pra gente como foi essa experiência. Vou deixar também o telefone do guia Joel, super simpático, atencioso e competente.


Valor da travessia (guia): cerca de 100 reais por dia/pessoa.

Outros passeios

Além dos passeios acima, há várias outras opções na região. Não fiz todos, mas cheguei a perguntar a respeito:

  • Quadriciclo para Caburé: dura um dia inteiro. Custa cerca de 300 reais por pessoa;
  • Flutuação no Rio Formiga: a turma desce o rio de boia. Custa cerca de 60 reais por pessoas e dura 4 horas.

Para verificar outras possibilidades, entre em contato com uma das agências ou guias da lista no final do post.

Conclusão

Apesar de ter aéreo caro, a viagem para os Lençóis Maranhenses é um item que deve constar na lista de todos os viajantes. Não perca a oportunidade de conhecer esse paraíso!

Lista de Contatos

Joel – Guia travessia: (98) 98749-0847

J Junior – Hostel Lá em Casa: (98) 99971-3455

AVA sobrevoo: (98) 99141-0793

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s