Atacama – Como chegar? Dicas de San Pedro

Já comentei brevemente sobre as maneiras de ir até San Pedro do Atacama no post sobre o planejamento da viagem pra lá. Mas como sempre gosto de compartilhar com vocês, vou comentar sobre as diferentes formas de chegar lá, e também detalhar como eu fui. Vejam essas dicas:

De avião

Santiago x Calama

O aeroporto mais próximo fica na cidade de Calama, a cerca de 100 km de San Pedro. As empresas Sky, Jetsmart e Latam têm voos regulares a partir de Santiago. O voo dura cerca de duas horas.

Chegada em Calama

A Sky e a Jetsmart normalmente têm voos a preços mais acessíveis. Porém, é bom ficar atento aos custos extras para despacho de bagagem, marcação de assentos etc. Por exemplo, na Jetsmart a bagagem de mão, mesmo que vá na cabine do avião, é cobrada. Fique atento pra sua passagem não acabar saindo mais cara.

Resultado de imagem para jetsmart equipaje
Valores de bagagens na Jetsmart

Calama x San Pedro

Do aeroporto até San Pedro existem várias empresas que fazem o traslado utilizando vans e ônibus. O valor é padronizado: 20.000 CLP percurso de ida e volta ou 12.000 CLP somente a ida.

Não é preciso contratar com antecedência. A oferta é muito grande de empresas. Escolha uma que te deixe seguro. Eu fui com a Transfer Andino e uns amigos com a Licancabur. Procurando na internet achei resenhas boas e ruins a respeito das duas empresas, então minha recomendação é que preste bastante atenção, principalmente nas suas bagagens!

A viagem demorou menos de uma hora, e nosso motorista nos deixou na porta do nosso hotel, onde fomos calorosamente recebidos pelo Caio, um brasileiro que mora no Chile há muitos anos e nos deu várias informações preciosas na chegada à cidade.

De ônibus

Santiago x Calama

De ônibus a viagem é bem mais demorada, mas pode ser mais em conta. Os valores variam de acordo com o tipo de ônibus.

Os 1.500 km são vencidos em cerca de 22 horas viajando pelas empresas Pullman Bus e Ciktour, dentre outras. Não é possível comprar uma passagem direto para San Pedro do Atacama. Chegando em Calama, deve-se pegar outro ônibus até San Pedro.

Onde ficar?

San Pedro é bem pequenina, e a oferta de estadia é bem vasta. É bom pesquisar direitinho onde vai ficar pois depois de dias de passeios intensos, uma simples caminhada do hostel até um restaurante pode ser cansativa.

A rua Caracoles é uma da principais, onde estão a maioria das agências. A igreja da praça  principal também é uma boa referência. Quando for pesquisar por estadia, confira a distância até estes locais.

Rua Caracoles

Nós ficamos no Hotel Domos Los Abuelos. Eles ficam numa área mais tranquila, a cerca de 500m da Caracoles. Não sentimos dificuldade em fazer esse trajeto várias vezes caminhando. Até mesmo porque os passeios geralmente se iniciam com as agências buscando os participantes em seus hotéis e terminam deixando no estacionamento da cidade (próximo da Praça Principal) ou de volta ao hotel/hostel.

Onde comer?

A oferta de restaurantes em San Pedro também é vasta. Há diversas opções para todos os gostos e bolsos:

A comida mais barata de San Pedro

Se quiser gastar bem pouco e comer bem, existem umas barraquinhas próximas ao estacionamento da cidade que servem um menu por 3.800 CLP: entrada, prato principal e uma sobremesa. A comida é simples mas muito boa, e bem servida. As opcões são variadas conforme o dia.

IMG_5305

Opções mais refinadas

Se quiser algo mais refinado, num ambiente melhor, existem várias opções também. Por exemplo, comemos no Ckunna (na rua Tocopilla) e no Blanco (na Caracoles). Nestes o preço do prato varia em média entre 9.000 a 12.000 CLP, podendo chegar a 15.000 CLP, mas a qualidade é muito boa e o ambiente mais charmosinho.

Jantar no Ckunna

O Campeão custo x benefício de San Pedro

Sem dúvida é o Picada del Indio, um restaurante excelente que fica na rua Tocopilla. Além do atendimento excelente, lá você pode escolher entre o menu (entrada, prato principal e sobremesa) no valor de 5.000 CLP e os outros pratos, que variam até 10.000 CLP mas são deliciosos e muito bem servidos.

Recomendo experimentar a Chorrillana, um prato típico da gastronomia chilena com batatas fritas, vários tipos de carnes picadas, cebolas fritas e coberto por ovos fritos. É feito para compartilhar com os amigos, ou como dizem os chilenos, “compartir”.

img_5576
Chorrillana

Quais passeios fazer?

Eu já comentei no post Atacama – Planejamento quais os passeios que eu fiz. Muita gente pergunta a respeito de contratar agência com antecedência ou deixar pra ver tudo quando chegar lá.

Bem, a escolha é sua, mas particularmente eu prefiro viajar com tudo planejado para não perder tempo durante a viagem. Geralmente as pessoas têm disponibilidade de viajar uma ou duas vezes por ano, somente, então seu tempo durante a viagem é precioso.

banner-Mais-Informacoes-728x90

Além disso, fechando com uma agência você vai ter todo o apoio na montagem do roteiro, que é importante na adaptação da altitude, e qualquer situação relativa a fatores meteorológicos ou outros imprevistos serão resolvidos sem muita dor de cabeça. Ao passo que deixar pra decidir tudo lá na hora pode sair mais barato, porém você pode não conseguir vaga para aquele passeio que você quer muito fazer ou até mesmo ter algum problema com passeios remanejados por motivos de força maior.

No final, a decisão é sua. Eu já saí do Brasil com tudo agendado, e ainda assim tive que fazer algumas modificações durante a viagem. Mas tudo correu bem.

Veja neste post mais sobre o planejamento da viagem para o Atacama: passeios, estadia, roteiro, roupas e muito mais!

San Pedro de Atacama

A cidade é um charme. Recomendo usar no mínimo metade de um dia para caminhar por lá e conhecer suas ruas e lojas. Tudo por lá parece meio “empoeirado” mesmo. É mais uma das características da cidade.

img_4658.jpg
Rua Caracoles
Uma das casas de câmbio da cidade (onde eu encontrei a melhor taxa)
Igreja de San Pedro
Vista da praça
Feirinha de Artesanatos
Entrada da feira de artesanatos
Caracoles à noite
Pelas ruas da cidade

Há cachorros por toda a parte. Não se assuste. Eles são, geralmente, bem grandes! Mas são super mansos e só querem um pouco de carinho, e talvez um pouco de comida.

Posicionamento perfeito!

Recomendo conhecer a praça, ir à igreja e conhecer o artesanato local. San Pedro tem ume energia incrível e eu tenho certeza que você vai se apaixonar, e voltará uma pessoa diferente de quando foi. Viajar faz isso, não é?

Museu do Meteorito

Padrão de tomadas no Atacama (e em todo o Chile)

Ficou alguma dúvida? Compartilha com a gente nos comentários. Ou conte como foi sua experiência. Vamos adorar saber.

Quer saber quanto custa ir pro Atacama? Confira aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s