PID – Permissão Internacional para Dirigir

Já pensou em fazer uma road trip no exterior?

Alugar carro é uma boa maneira de explorar outros destinos, especialmente se você pretende fazer muitas paradas e quer mais liberdade para transitar. Porém, é importante saber que se você for para o exterior você vai precisar de uma Carteira Internacional, ou como chamamos no Brasil: a PID – Permissão Internacional para Dirigir.

Ah, mas precisa mesmo?

Depende da regra de cada país. Por exemplo, nos Estados Unidos a regra varia para cada estado. Na África do Sul, você não precisa da PID desde que tenha uma carteira válida com foto e emitida ou traduzida na língua inglesa. Recomendo consultar os sites oficiais de cada país para ter certeza. Por via das dúvidas, eu vou sempre levar comigo nas próximas viagens.

O procedimento para solicitação da PID varia entre cada estado (assim como as taxas e os prazos), mas em geral é tudo muito simples. Em alguns estados (como no ES por exemplo) você nem precisa sair de casa: é tudo feito pela internet e você recebe a PID em casa mesmo.

Ter uma CNH válida é pré-requisito para solicitar a PID. É importante lembrar que a PID terá a mesma validade da sua CNH e deve sempre ser apresentada com seu passaporte, quando no exterior. No Brasil, a PID não substitui a CNH.

Para quem tiver a CNH expedida pelo ES, o procedimento é o seguinte:

Entre no site do Detran-ES;

Preencha os dados solicitados (CPF, registro, nome, nome da mãe e data de nascimento);

Confirme um “captcha” (anti-spam);

Clique em “Validar Dados”.

Será gerado um DUA que poderá ser pago em qualquer banco ou casa lotérica até seu vencimento.

O custo de emissão da PID é de R$ 270,85 e o prazo para envio para o endereço cadastrado no Detran é de 05 dias úteis contados a partir do recebimento da taxa. Caso haja atraso, deve-se entrar em contato com o Detran pelo telefone 154.

Link para o Detran de outros estados:

MA

RJ

SP

Deixe um comentário