Rotterdam foi, por muitos anos, o maior e mais eficiente Porto do mundo. Isso fez com que a região se desenvolvesse muito, tornando-se uma das cidades mais importantes da Holanda. Além disso, é um lugar muito bonito e que vale a pena visitar, especialmente por estar tão próxima da capital Amsterdam.

O sistema de transporte público da Holanda é sensacional, então não se preocupe muito por aqui. Só recomendo ficar atento pra comprar as passagens corretamente e sempre lembrar de fazer o check in e check out ao entrar e sair dos meios de transporte.

Ao chegar no aeroporto de Schipol, sua primeira parada vai ser na fila da imigração. Normalmente eles perguntam “o que você vai fazer aqui?”, e essa pergunta pode ser seguida por algumas outras. Tenha sempre todas as informações consigo, caso requeridas.
Depois da imigração você vai pegar suas malas, passar pela alfândega (lembre-se de passar pelo “no goods to declare”) e seguir as placas com as indicações para pegar o trem. A estação fica dentro do aeroporto, então não vai andar muito e não tem como errar.
Ao chegar na estação, você tem duas opções: comprar o ticket no guichê ou nos totens. Antigamente tinha uma diferença de preço, mas isso não existe mais. A única diferença é que os totens só aceitam moedas ou cartão de crédito. Se usar o totem, clique na bandeira do Reino Unido para o inglês (a menos que você fale Dutch).


Você pode comprar o trem normal ou o IC direct (intercity direct). O trem normal leva 56 minutos enquanto o IC direct leva apenas 26 minutos. A estação de destino será a Rotterdam Centraal.
A passagem custa 14 euro e tem mais uma taxa adicional de 2,60 euro se você quiser usar o trem expresso (Intercity direct).
O primeiro é o ticket mesmo (14.00 EUR) e o segundo é um adicional pelo trem rápido. Lembre de fazer o checkin com o ticket numa das barras verticais na entrada das zonas das plataformas. Normalmente o IC direct sai das plataformas 5/6.

Se você não tiver comprado o bilhete adicional do trem rápido, você pode comprar somente ele nos totens na estação.

Ao descer para a plataforma fique atento às telas. Elas mostram em qual lado o trem vai parar. Normalmente ele chega na hora, e se houver algum atraso ele é mostrado na tela. Espere as pessoas saírem para então entrar. Atenção: há um número nos vagões, 1 ou 2, que representa a classe. Você pode entrar por qualquer um mas lembre-se de ficar no vagão correspondente à classe do seu ticket, ou você pode ser multado.

A viagem é super tranquila. Aproveite a vista!
Se você pegou o IC direct, Rotterdam Centraal (estação central de Rotterdam) será a primeira parada. Além disso, a estação é anunciada no sistema de som com bastante antecedência.
Ao chegar na estação basta descer para o andar térreo e seguir para o seu destino. A estação tem varias lojas e restaurantes, tem uma estação de metrô lá dentro e também vários pontos de parada de tram e táxis. Mas dependendo de onde você estiver e do tempo talvez você queira dar uma caminhada. Rotterdam é uma cidade muito bonita e segura.


Ah! Pra sair da estação você vai precisar passar seu ticket de novo em um dos gates (tipo uma roleta).

A estação central faz conexão com o metrô e os trams, que ficam logo na saída.
Divirta-se e aproveite Rotterdam!