Concha y Toro – Como foi conhecer uma das vinícolas mais famosas do mundo

Apesar de não ser um profundo conhecedor de vinhos, eu gosto muito de apreciar a bebida quando acompanhada de um bom prato e boas companhias. Então, na viagem a Santiago, não poderia faltar um tour por uma vinícola. A escolhida foi a Concha y Toro, no tour Marques, que é um tour Premium no qual, além da parte tradicional, você degusta e harmoniza 4 vinhos da linha Marques de Casa Concha com queijos, na presença de um sommelier. Ah! Esta é a segunda parte do Tour Santiago Moderno da Destino Chile!

Depois de conhecer a parte moderna de Santiago, nos dirigimos à região onde está a Vinícola. Enquanto almoçávamos, nosso guia Victor comprou nossos tickets de entrada e às 15:00 chegamos na Concha y Toro para iniciarmos nosso tour.

Casa de veraneio da família Concha y Toro

O tour tradicional foi guiado pelo Bruno, da CT, e começou com a visita externa à casa de verão da família Concha y Toro. A visita interna não é mais realizada pois disseram que a região passa por muitos abalos sísmicos e como a casa nunca foi reformada não pode-se assegurar que sua estrutura esteja adequada. Particularmente eu não vi nenhuma rachadura, mas a gente acredita, né?

Uma bela casa, não?

Toda a fazenda tem um design britânico que lembra muito um campo de golfe. Perto da casa há um lago maravilhoso, o qual contornamos em direção às parreiras para a primeira prova de vinho: um chardonnay bem jovem.

O local é encantador

Nosso guia, Bruno, explicou que estes vinhos jovens geralmente são tampados com uma rosca, em vez de uma rolha, para reduzir o consumo de cortiça. Como são vinhos jovens, as suas características não são alteradas por isso, mas é recomendável que após aberta a garrafa o vinho seja totalmente consumido. Difícil, hein?

A próxima parada foi em frente as parreiras do jardim de variedades, onde estão amostras de diversas parreiras. Por estarmos no inverno, elas estão todas secas e podadas, esperando a próxima safra. Nosso guia explicou sobre o sistema de irrigação, que é por gotejamento, e nos convidou a voltar quando as uvas estivessem boas para consumo, ali mesmo.

Jardim de variedades
Nesta época do ano (setembro) os cepos estão secos e podados, esperando a próxima safra

Depois, seguimos para a Plaza Vendimia, onde degustamos um Merlot, com vista para as parreiras. Todo o lugar é muito bonito, e faz você se sentir em um filme antigo. Muitas pessoas me disseram pra conhecer outras vinícolas, talvez por acharem a CT muito “comercial”. Confesso que achei o tour um pouco rápido (é que eu gosto de ter calma pra tirar muitas fotos hehe), mas nada demais. Aliás, eu recomendo muito que quem gosta de vinho faça, principalmente pela parte que vem a seguir.

Entramos numa bodega, local onde são armazenados os vinhos para seu envelhecimento nos barris. Ali, tudo é controlado: umidade, temperatura, tempo de repouso etc. Bruno explicou que, antigamente, quando não havia o controle eletrônico, as bodegas eram construídas no subterrâneo, onde eram encontradas as características ideais para essa importante etapa da produção dos vinhos.

A entrada da famosa bodega de guarda onde fica o Casillero del Diablo
Barris de guarda

Adentramos, então, a tão famosa bodega onde esta o Casillero del Diablo, onde um video muito legal feito com sombras projetadas na parede da bodega conta a historia do Casillero del Diablo. Um pouco mais adiante, fomos ate a porta do casillero, onde, no fundo, ha uma sombra projetada que pode causar um pouco de medo a algumas pessoas 😉

Voltamos à entrada da bodega, onde degustamos o ultimo vinho do tour tradicional: um saboroso Cabernet Sauvignon. O guia tirou mais algumas duvidas, disse que as taças eram lembranças nossas e nos dispensou para a segunda parte do tour: a harmonização do Marques.

Veja também como foi o passeio para o Cajón del Maipo

Apos uma pequena espera, entramos, à convite do sommelier, numa outra sala onde havia uma grande mesa. Nesta mesa, à frente da cada cadeira, havia uma tábua com 4 tipos de queijos e 5 taças.

Mesa de degustação
Da esquerda pra direita: Sauvignon Blanc, Chardonnay, Merlot e Cabernet Sauvingon (a taça mais à direita contém água. Os queijos são: cabra, emmenthal, brie e grana padano.

O primeiro é um Sauvignon Blanc, bem jovem, harmonizado com queijo de cabra. Depois vem um Chardonnay, ja com uma coloração mais amarelada, harmonizado com um emmenthal. O terceiro vinho é um Merlot, com queijo brie. O ultimo vinho é um Cabernet Sauvignon, mais encorpado, com um queijo grana padano. Essa etapa leva cerca de 20 minutos, pois o sommelier vai explicando cada etapa, o que é muito interessante. Ah! a ultima taca tem agua.

Vinhos da degustação Marques

Nesse tour, a tábua onde são servidos os queijos fica de lembrança.

Antes de irmos embora, ainda paramos para dar uma olhadinha na lojinha onde são vendidos vários vinhos da casa e artigos correlatos. Tinha varias coisas interessantes, inclusive aventais da CT, vinhos com maletas de couro para presente, kits de sommelier e aeradores, dentre outras coisas.

Dicas:

  • Nao são permitidas crianças nem pets durante o tour;
  • Como a procura é grande, é bom reservar com antecedência;
  • O tour tradicional custa 16.000 CLP (aproximadamente R$ 100,00, cotação de 10/09/2018) e o Marques custa 25.000 CLP (aproximadamente R$ 155,00);
  • O tour é rápido, então seja ágil com as fotos. O lugar é lindo!;
  • No site da Concha y Toro explica como chegar até o local, a partir de Santiago. Como eu estava com a Destino Chile, não me preocupei com isso. Buscaram-me e me deixaram no AirBnB.

Tem alguma dúvida? Comenta aqui ou mande um email.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s